terça-feira, 17 de agosto de 2010

APARTHEID

A África do Sul foi uma região dominada por colonizadores de origem inglesa e holandesa que, após a guerra dos Bôeres (1902) passaram a definir a política de segregação social como uma forma de manter o domínio sobre a população nativa (negros), nascia então o apartheid (traduzindo-se para o português : vida separada).A política foi oficializada em 29 de julho 1948 e funcionava de um modo que dividia os brancos dos demais grupos étnicos do país, no qual os brancos seriam mais privilegiados e os demais (negros principalmente) oprimidos. Negros não podiam se “misturar” com os brancos, ou seja: casar, freqüentar lugares comuns, ter o mesmo acesso a escolas, entre outros absurdos.

Os africânderes (minoria negra do país) podem ter implementado o apartheid motivado por estudos demográficos; como minoria que estava diminuindo em relação ao total da população. Havia um pensamento incômodo de ser engolido pela maioria negra, e de perder sua identidade através de casamentos inter-raciais se isso fosse permitido.

Em 21 de março de 1960, 5000 negros congregados em Sharpeville, manifestaram-se contra essas regras, então a polícia, em um ato de covardia, abriu fogo nos protestantes matando e ferindo muitos (não se sabe o número exato), todos negros. Esse massacre fez o apartheid ser conhecido internacionalmente, e também que a resistência negra ficasse mais forte e violenta.

Um comentário:

  1. Elis: Gente o texto ta otimo! super direto e bem estruturado! A linguagem está madura e simples o que facilita o entendimento dos leitores ;) Vocês podiam colocar só uma observação falando da Guerra dos Bôeres, pras pessoas que, como eu, não fazem a mínima idéia do que ela foi.

    ResponderExcluir