quarta-feira, 18 de agosto de 2010

NÃO SE NASCE ODIANDO


"Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar." – Nelson Mandela


Preconceito é uma postura ou idéia pré-concebida, uma atitude de alienação a tudo aquilo que foge dos “padrões” de uma sociedade. Como Mandela citou em sua frase, nenhum de nós nasceu tendendo a odiar nossos semelhantes pelas suas diferenças, sejam elas qual for. Um grande exemplo disso foi a época da Apartheid na África do Sul, o qual foi um regime de segregação racial. A legislação da época separava negros de brancos, conseqüentemente causando violência e uma série de revoltas populares.

Contudo, é muito mais simples aprender a amar ao próximo do que a odiá-los. Apenas precisamos de uma nova concepção de aprendizado. Não porque o próximo é diferente que se tem que tratar diferente, mas sim mudar esse pré-conceito que a própria sociedade empregou como certo ou errado, diferente e normal. É preciso aprender a conviver com a diversidade.


4 comentários:

  1. É preciso amar e respeitar o outro para aprender a conviver com as diferenças, sejam elas de cor ou de cultura (onde incluo religião e comportamento).

    ResponderExcluir
  2. O preconceito é uma forma de ignorância, na verdade, é filho dela. O respeito às diversidades étnica, cultural,religiosa e política deve ser exercitada a todo tempo e a todo momento.

    O preconceito étnico, já que raça humana só existe uma, é também um ato político para alijar determinados grupos de políticas de estado.

    Falando em política e em diversidade, o Brasil infelzmente está caminhando a passos largos no que diz respeito ao patrulhamento político-ideológico.

    Ter um presidente popular não significa aceitar tudo o que ele e o grupo partidário fazem. Não!

    O ato de criticar é um direito que me garante a Constituição e nem eu, nem quem quer que seja, pode ser desqualificado como pessoa ou cidadão por qualquer opinião que expresse.

    Conviver com a diversidade é não se assustar, nem se chatear com a mudança de opinião dos outros. É mais fácil viver quando estamos a favor da corrente, quando somos a maioria, é mais fácil até mesmo pensar, ou melhor, não pensar!

    A democracia e o estado democrático de direito não existem apenas para garantir o desejo da maioria, mas, e principalmente, para garantir os direitos da minoria (étnica, cultural,
    religiosa e política, etc).

    Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Elis.: Muito boa a frase de Nelson Mandela que vcs postaram! Eu sinceramente não entendo como ainda é possível alguém, no século XXI, não gostar de uma outra pessoa por causa da cor, do cabelo, do estilo, da opção sexual ou até da situação econômica Oo aff... tem tanta coisa 1000000000.... vezes mais importante do que isso. =/

    A foto do post também foi super bem escolhida! Os ovinhos brancos tem é inveja do moreninho, pq os brancos são de granja e o moreninho é de quintal (muuuuuuuito mais gostoso) kkkkkkkkk me ignorem --‘

    ResponderExcluir