quarta-feira, 18 de agosto de 2010

BRASIL, SÓ NA CAMISA!

É impressionante a unidade em que o Brasil se transforma em época de copa do mundo. Bandeiras, camisas, adesivos, tudo para apoiar a seleção. Mas é igualmente impressionante a velocidade com que esse sentimento nacional aparece. Mas por quê?


Uma resposta fácil não existe. A melhor seria: porque nós não nos sentimos brasileiros, mas torcedores da seleção canarinho. Essa é a nossa nacionalidade. Um brasileiro só ajuda a outro em momentos de catástrofe total. Mas depois, cada um que se vire. Essa falta de “pátria” é tão grande, que nem dividir os royalties do pré-sal com o resto do Brasil, Espírito Santo e Rio de Janeiro não querem. Dinheiro que poderia ajudar o resto do país é negado por ganância. Talvez em época de copa, os fundos fossem divididos.

Um ponto polemico é a capacidade (ou a falta dela) do Brasil sediar a copa. Não é só construir estádio e pronto. Requer muito mais dinheiro e esforço em pouco tempo. Só para se tomar com exemplo, Salvador, terceira maior cidade do país em população, tem quase uma década em que o metro está em obras. Como uma cidade que quer sediar um jogo da copa, com um transito tão caótico, não tem metro? Se bem que os trens não mudariam muita coisa já que liga o nada a lugar nenhum (segundo os próprios soteropolitanos).

Mas é capaz sim. O Brasil tem fundos falta só vontade. Obras em ritmo acelerado e correta distribuição de verbas, além de planejamento cuidadoso podem sim, transformar esse país em expoente (pelo menos durante a copa).

Um comentário:

  1. O Samba mascote da Copa do Mundo no Brasil 2014 seria ideal e mais justo e positivo que significa o espírito do povo brasileiro junto com o futebol fez o Brasil! Se não fosse a arte dos negros seria o Brasil Campeão do Mundo 1958 Pelé Garrincha, 1962 Garrincha e Didi, 1970 Pelé e Jairzinho, 1994 Romário, 2002 Ronaldo, Ronaldinho Gaúcho, Rivaldo e Roberto Carlos. CBF e seus caras pálidas José Maria Marin e Marco Polo Del Nero ao comando da CBF. Ricardo Teixeira e João Havelange, não seriam nada ou seriam a políticos corruptos ou estariam dando golpes no povo brasileiro. No diagnóstico produzido pelo Governo Federal apresentado ao Conselho Nacional de Juventude – CONJUVE de 2010, 2011 e 2012 morreram no Brasil em media mais 50.000 jovens vítimas de homicídio, ou seja, 26,2 a cada 100 mil habitantes. 80,6% das vítimas eram afros brasileiros (negros e pardos) uma lamentável e triste comparação da chacina da 235 mortos em Santa Maria(RG) são mais 200 chacinas todo ano, só que sem a comoção nacional.Ha muita gente revoltada contras as cotas raciais em favor dos negros,mas estes não se comovem com HOLOUCAUSTO NEGRO do Brasil e mitigam ou desprezam a importância negra na contribuição histórica,social,cultural e na riqueza para este pais e segundo especialistas o melhor e mais significativo nome para o mascote da Copa do Mundo no Brasil seria Mascote Samba que significa o espírito do povo brasileiro junto com o futebol fez o Brasil ser conhecido no mundo inteiro,mas para elite brasileira isto seria uma blasfêmia um absurdo uma vergonha? Taryk Al Jamahiriya. Afro-indigena brasileira da Organização Negra Nacional Quilombo – ONNQ 20/11/1970 – REQBRA Revolução Quilombolivariana do Brasil quilombonnq@bol.com.br

    ResponderExcluir